28 dezembro 2008

Mon coeur est plein - je veux pleurer!

Casimiro de Abreu, poeta conhecido como o "poeta do amor e da saudade", é um dos meus poetas prediletos.Dentre as poesias feitas por ele, as que me encanta profundamente são : A Valsa, Minh'Alma é Triste, Segredos enfim...Cada uma marca um momento diferente.
A um tempo atrás poderia dizer que poesia dele que mais me "lê" fosse a "Minh'Alma é triste", mas hoje ao lê-la ,posso verificar que há muita tristeza camuflada em cada verso. As primeiras estrofes do poema segue assim:

" Minha'alma é como a rôla aflita
Que o bosque acorda desde o albor da aurora,
E em doce arrulo que o soluço imita
O morto espôso gemedora chora.

E, como a rôla que perdeu o espôso
Minh'alma chora as ilusões perdidas,
E no livro de fanado gôzo
Relê as fôlhas que já foram lidas. "


Durante todo o verso, o poeta traz comparações que faz com sua alma. Ainda que as comparações sejam as mais doces, como a andorinha que acorda o albor da aurora, ou então, como em outro trecho em que a compara com a flor que morre. Há sempre tristeza nas comparações. Nunca se há um contentamento em suas comparações.

Nas duas primeiras estrofes, em que há comparações com "rôla", a "rôla" vem no sentido de andorinha. Andorinha na qual acorda na primeira luz do dia e canta, mas ninguém sabe, que na verdade seu canto seja soluços.

"E em doce arrulo que o soluço imita"
Seguindo o verso...No segundo parágrafo encontramos:

"E, como a rôla que perdeu o espôso
Minh'alma chora as ilusões perdidas,
E no livro de fanado gôzo
Relê as fôlhas que já foram lidas."

É dito que a alma chora as ilusões perdidas...E em seu livro de "fando gôzo", livro de alegrias secas, alegrias murchas, alegrias perdidas, relê as fôlhas que já foram lidas.

" Relê as fôlhas que já foram lidas. "

Lê o que já foi lido, lê o que já aconteceu, lê o que já foi realizado, lê o passado...

Casimiro de Abreu não é poeta da saudade? Pois então, essa linha trasmite a mim uma atmosfera pesada de nostagia. Um desejo ao passado, por isso relê o que já foi lido. Esse pessimismo, essa melancolia são característas do Mal do Século.

Último parágrafo do poema:

"Dizem que há gozos no correr da vida...
Só eu não sei em que o prazer consiste!
- No amor, na glória, na mundana lida,
Foram-se as flores - a minha alma é triste"
Março 12- 1858.

Mon coeur est plein - je veux pleurer! Lamartine

Isso que está escrito em francês no título da postagem signica : " Meu coração é pleno – quero chorar!”

Era exatamente estava escrito antes de começar o poema. Lamartine foi um um escritor, político e poeta francês. Procurei saber algo sobre o mesmo, e olhe o que eu encontrei num site:

"Seus poemas são caracterizados por profunda melancolia, cujos temas freqüentes são religião e amor. Sua influência no Brasil pode ser encontrada em poetas como Castro Alves e Álvares de Azevedo"

Origem: Wikipédia


"Enquanto houver apaixonados jovens haverá leitores de Lamartine e de Casimiro de Abreu."

Beijujus!

Um comentário:

Karine disse...

Eu não gosto muito dessa poesia: "Minh'Alma é Triste", na verdade não gosto muito do Casimiro de Abreu, não tanto como você, ele não é um dos meus prediletos. Prefiro Vinicius de Moraes, Mário Quintana, Carlos Drummond de Andrade...
Mas também não sou muito ligada a poesia, sempre achei que você gostava mais do que eu, prefiro um romance a um livro de poesia, você, acho que não. Isso não quer dizer que eu não goste !
Gostei da sua interpretação, nas aulas de literatura nunca gostei das minhas interpretações de poemas, da sua eu gostei. Queria ver mais sobre Lamartine, procurarei aqui, verei se gosto.

Não farei nada de crítica quanto a pontuação , vírgulas e parágrafos, quem sou eu ! Além do mais, nem sei usar crase... hehe

Até mais !!!