19 abril 2010

Ainda bem que vira rima!


Amor, então,
também, acaba?
Não, que eu saiba.
O que eu sei
é que se transforma
numa matéria-prima
que a vida se encarrega
de transformar em raiva.
Ou em rima.

Paulo Leminsk

Sobre a foto:
Eu imaginava que nesta foto o beijo dado, fosse de despedida. Engano meu. Li sobre a célebre foto, O Beijo, que é muito famosa. Existe até um histórinha sobre essa foto...
O marinheiro ficou super feliz com o fim da Guerra e tascou um beijo na enfermeira que passava no momento. A foto ficou bastante bonita, não?
Essa foto também marcou o fim da Guerra.rs

Sobre o poema:
Gosto dos versos do Leminsk, são simples e tão cheios de riqueza. Esse por exemplo, começa com uma pergunta: "Amor, então, também acaba?". O então entre vírgulas modifica a pergunta, se a pergunta fosse: Amor também acaba? A resposta seria mais direta, acho.
A pausa existente no "então", dá um ar mais pensativo e questionador à pergunta.
O "também" acentua a pergunta. A pergunta é dada com ênfase mas sem estardalhaço. Na verdade a pergunta é simples, a resposta que seria complicada. Parece uma daquelas perguntas de criança, onde a pergunta é simples, mas mesmo assim, a resposta "engasga". rs. ( detalhe, eu fiquei quase que na postagem toda só analisando 2 linhas do poema!)
Gosto muito desse poema!
Não sei o por quê mas sempre tive a impressão que os poemas dele fossem escritos rápidos.

Um comentário:

Karine disse...

Eu acho que assim que o amor acaba vira raiva e com o tempo vem a rima. Isso de amores mal terminados, amores que terminam quando ainda existe amor !!! Que paradoxo !!! (risos)

Gostei da sua interpretação !!!

A foto do beijo, já acho com uma coisa de felicidade. Acho que mesmo se não disesse, não acharia com aparência de despedida !!!