09 agosto 2008

"Cale-se". Chico Buarque e Gilberto Gil

Pai! Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice
Pai! Afasta de mim esse cálice
De vinho tinto de sangue...

Música composta por Chico Buaque e Gilberto Gil.

Note que a palavra Cálice é homófona* à palavra Cale-se. Essa música está ligada aos movimnetos contra à Ditadura Militar. Para que essa música não fosse censurada, valeu a pena essa "brincadeira" com as palavras. Na verdade não sei ao certo, se essa música foi censurada, talvez pelo fato de a mesma possuir esse jogo de palavras se torne música "inofensiva" à Ditadura Militar.

Gostei de saber que havia verdades escondidas nas letras de algumas músicas. Outro exemplo é a música Alegria Alegria do Caetano Veloso

"Caminhando contra o vento
Sem lenço e sem documento
No sol de quase dezembro
Eu vou..."

Andar sem documento, a Ditadura não aprovava esse comportamento.Eu acho.

É legal tentar interpretar músicas.

*mesma pronúncia, grafia e significado diferente.

Nenhum comentário: